Para os nossos leitores que se interessam por programação, ou para aqueles que nada intendem, trouxe alguns conceitos básicos de programação em PHP, para que desse modo possam acompanhar melhor o desenvolvimento do projeto, entendendo conceitos e o vocabulário usado pelo grupo.
Conceito
Orientação a objetos é um termo que descreve uma série de técnicas para estruturar soluções para problemas computacionais. No nosso caso específico, vamos falar de programação OO, que é um paradigma de programação no qual um programa é estruturado em objetos, e que enfatiza os aspectos abstração, encapsulamento, polimorfismo e herança.
Objeto
Objetos são a unidade fundamental de qualquer sistema orientado a objetos. Tudo é um objeto -- tipos, valores, classes, funções, métodos, pode ser uma pessoa, um lugar, um carro, um avião, e é claro, instâncias: todos possuem atributos e métodos associados. Características que definem um objeto são os atributos e comportamentos chamados de métodos.
Atributos seriam os aspectos de um objeto:
Objeto Carro:
· Marca
· Modelo
· Cor
· Ano
As ações de um objeto seriam os métodos:
Objeto Carro:
· Correr
· Freiar
· Bater
· Parar
Construtores
O Construtor é referenciado no PHP como __construct(), é uma função definida na classe e que é executada sempre que o objeto é criado, ou seja, sempre que a classe é instanciada.
Destrutores
São chamadas no momento em que o objeto está sendo destruído.Podem servir para fechar uma conexão com bando de dados, no PHP5 usamos a nomenclatura padrão __destruct() para implementarmos destrutores.
Visibilidade de Atributos e Métodos
Os métodos e atributos de uma classe no PHP podem ser definidos como: private, public, protected
Public
O atributo ou método definido como public torna-o acessível em qualquer lugar da classe, de suas subclasses ou em qualquer parte dos scritps que fazem parte da classe.
ProtectedO atributo ou método definido como protected são visíveis pela classe que os criou e por suas subclasses, e não são acessíveis fora desse contexto.
PrivateO atributo ou método definido como private são visíveis apenas na classe que os criou, ou seja, subclasses ou script que contêm a classe não podem acessar esses atributos ou métodos.