Quase de volta

Por Giovana Leite em Sem comentários

Olá, caro leitor!
Estamos perto do dia de voltarmos para as aulas e vamos rever toda a equipe.
Durante as férias não reunimos o grupo inteiro, mas nos comunicamos pela internet. Agora é hora de voltarmos a trabalhar nos laboratórios do Colégio.
Mas antes de tudo isso, precisaremos de uma boa reunião para definirmos os próximos passos e montarmos um detalhado cronograma, afinal, sem planejamento não podemos ir a lugar algum.
Eu, como líder, já estou me preparando para essa reunião, estudando o que cada um realizou durante as férias e em que área cada integrante produziu mais e trabalhou melhor. Com base nisso, dividiremos as tarefas e continuaremos a todo vapor.
Obrigada por nos acompanhar e até a próxima!

Andamento nas férias

Por Esther Ayumi em Sem comentários

Para todos os que estão nos acompanhando, olá!

Alguns integrantes da equipe estão encarregados de juntar as páginas que foram desenvolvidas para que toda a equipe tivesse o acesso a versão atualizada do projeto. Precisei enviar para a integrante Juliana Zulato o pop up Excluir, que foi mencionado em outro post, porém alguns problemas foram surgindo na integração deste na página. Esse foi o maior problema, mas já foi solucionado e a parte de exclusão já está pronta.

Isso é tudo!
Até mais!

Tentativa

Por Andréia Carpi em Sem comentários

Olá,
essa semana, ao terminar de auxiliar na documentação, foi me dada uma página do projeto para programar, já que atualmente o Banco de Dados está tranquilo.
É a página de postagens do sócio contribuinte e tem sua complexidade.
Porém, eu precisava entender o código do Guilherme (programador) para continuar, e isso não funcionou porque não estava comentado e faltava uma parte do código.
Sendo impossível interpretar o código, repassei para ele a página.

Andréia

Ferramenta de apoio

Por Larissa Sandri Ismanhoto em Sem comentários

Dentre as principais ferramentas de apoio que estamos utilizando ao longo do nosso projeto, em papel de destaque está o Google Drive.
O Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, apresentado pela Google em 24 de abril de 2012. Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais. O Google Drive é considerado uma "evolução natural" do Google Docs (uma vez ativado substitui a URL docs.google.com por drive.google.com). Rumores sobre o Google Drive começaram a circular no início de março de 2006. Com o lançamento do Google Drive, o Google aumentou o espaço de armazenamento do Gmail para 15 GB.
O Google Drive dá ao usuário 15 GB grátis de armazenamento no início. Um utilizador consegue espaço extra, que é compartilhado entre Picasa e Google Drive, que vai de 25 GB até 16TB pagando uma quantia mensal (2,49 dolares/mês ou menos de 2,00 euros/mês). Pode ser adquirido através da contratação de um plano de pagamento mensal.
Utilizamos intensamente essa ferramenta para conseguir passar e arquivar documentos importantes no desenvolvimento do projeto.



Espero ter esclarecido as dúvidas sobre nosso armazenamento de informações! 
Obrigada pela atenção e até a próxima! 

Aprendendo

Por Unknown em Sem comentários

Olá, leitor!
Essa semana estou buscando mais informações e aprendendo sobre javascript por conta de algumas necessidades desse conhecimento para o sistema.
Sendo mais específica, estou pesquisando sobre a utilização das funções hidden e show. Acredito que serão muito úteis para algumas páginas do sistema.
Obrigada por acompanhar. Até mais!

Softwares Emissores

Por Contactus em Sem comentários

Olá leitores,

Nessa semana pesquisei sobre os softwares emissores de boletos bancários e vou compartilhar aqui com vocês um pouco do que aprendi. 

Todo cedente precisará do auxilio de um software que gerará os boletos de acordo com as especificações da FEBRABAN.
Alguns bancos fornecem esse software mas geralmente são bem limitados em funcionalidades.
Existem também vários aplicativos comerciais disponíveis com mais recursos de integração com sistema de gestão interno do cedente.
Existe ainda um projeto de software livre escrito em PHP para e-Commerce.
Trata-se da biblioteca Boleto Library PHP que incrementa a funcionalidade de geração de Boletos Bancários em lojas virtuais.
O módulo Commerce Boleto para Drupal Commerce  faz uso da Boleto Library PHP. No entanto, há também outros projetos gratuitos, como o BoletoPHP.
Existem também outros softwares de emissão de boleto online como Finnet, Asaas, Fattura, Cobre Grátis e Boleto Simples.

Até a próxima!

Mudança no script do banco de dados

Por Giovana Leite em Sem comentários

Olá, caro leitor!
Tivemos algumas mudanças no banco de dados recentemente.
Esta, foi ocasionada pela dificuldade que tivemos em relação aos cadastros do POC, que são cheios de observações, informações sem local correto e dados desorganizados.
Para adaptarmos nossas estrutura de script e atendermos a todas essas situações, tivemos que mudar tanto o banco quando o script.
Porém, já havíamos feito cerca de 20 cadastros com o script antigo. Agora será necessário passar todas essas informações para o script novo. Por isso, ficarei com essa incumbência que levará certo tempo para ser concretizada.
Obrigada por nos acompanhar e até a próxima!


Manutenção

Por Esther Ayumi em Sem comentários


Para todos os que estão nos acompanhando, olá!
Nessa semana, o meu trabalho foi fazer manutenção do design das páginas do administrador. Alguns erros foram deixados para trás enquanto nós dávamos prosseguimento ao projeto.
Fiz manutenção no menu das páginas, pois os botões não estavam mudando de cor ao dar um clique.

Bom,
Isso é tudo!

Até mais.

Problema na página Formulários

Por Esther Ayumi em Sem comentários

Para todos os que estão nos acompanhando, olá!
Semana passada, eu compartilhei sobre a manutenção do visual das páginas e continuando esse serviço a dificuldade que encontrei nessa semana foi em descobrir o problema da página Formulários do Administrador.
O conteúdo dessa página estava numa posição diferente do padrão estabelecido para todas as páginas do administrador. Após algum tempo pesquisando, a integrante da equipe Juliana Zulato encontrou a solução do problema e agora está página já está certa.

Isso é tudo!
Até mais!

Auxiliando na documentação

Por Andréia Carpi em Sem comentários

Olá,
essa semana foi solicitada minha ajuda em uma outra área do projeto: a documentação.
Giovana e Larissa são responsáveis por isso, mas o volume de trabalho é grande e há uma série de complexidades em que elas tem certa dificuldade e que eu tenho experiência.
Por isso, vou ajudá-las nessa semana para que tudo corra bem e não haja nenhum imprevisto.

Andréia.

Cascading Style Sheets

Por Contactus em Sem comentários

Mais conhecida como CSS, a Cascading Style Sheets é uma linguagem de folhas de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento, e é a linguagem escolhida pelo nosso grupo para auxiliar na programação do projeto Simul.

Em vez de colocar a formatação dentro do documento, o desenvolvedor cria um link (ligação) para uma página que contém os estilos, procedendo de forma idêntica para todas as páginas de um portal. Quando quiser alterar a aparência do portal basta portanto modificar apenas um arquivo.

Com a variação de atualizações dos navegadores (browsers) como Internet Explorer que ficou sem nova versão de 2001 a 2006, o suporte ao CSS pode variar. O Internet Explorer 6, por exemplo, tem suporte total a CSS1 e praticamente nulo a CSS2. Navegadores mais modernos como Google Chrome e Mozilla Firefox tem suporte maior, inclusive até a CSS3, ainda em desenvolvimento.

A interpretação dos navegadores pode ser avaliada com o teste Acid2, que se tornou uma forma base de revelar quão eficiente é o suporte de CSS, fazendo com que a nova versão em desenvolvimento do Firefox seja totalmente compatível a ele assim como o Opera já é. O Doctype informado ou a ausência dele determina o quirks mode ou ostrict mode modificando o modo como o CSS é interpretado e a página desenhada.

Sobre o TCC

Por Larissa Sandri Ismanhoto em Sem comentários



A Tese de Conclusão de Curso (TCC), eventualmente chamada trabalho de conclusão de curso, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho final de graduação, projeto de formatura ou projeto experimental, com suas respectivas siglas) é um tipo de trabalho acadêmico amplamente utilizado no ensino superior, no Brasil, como forma de efetuar uma avaliação final dos graduandos, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação universitária.

Em muitas instituições, a TCC é encarada como critério final de avaliação do aluno: em caso de reprovação, o aluno estará impedido de obter o diploma e conseqüentemente exercer a respectiva profissão até que seja aprovado. Embora a expressão "tese de conclusão de curso" possa ser utilizada em meios que não os da graduação universitária, no Brasil ela está invariavelmente ligada ao ensino superior.

O escopo e o formato da TCC (assim como sua própria nomenclatura) variam entre os diversos cursos e entre diferentes instituições, mas na estrutura curricular brasileira ela possui papel de destaque: em cursos ligados às ciências, normalmente é um trabalho que envolve pesquisa experimental, em cursos de caráter profissional, normalmente envolve: pesquisa bibliográfica e/ou empírica, a execução em si e uma apresentação de um projeto perante uma banca examinadora entre 3 e 5 professores (não necessariamente com Mestrado e/ou Doutorado).

A Banca Examinadora formada para tal propósito não cria nenhuma expectativa de originalidade. Portanto, pode ser uma compilação (e não cópia) de outros ensaios com uma finalidade, um fio condutor,ou algo que forneça um roteiro, uma continuidade.

Escolha do tema do TCC

Professores orientadores recomendam aos alunos, que o tema escolhido seja um assunto com o qual o aluno possua afinidade. Ele vai passar talvez um ano ou mais escrevendo sobre um determinado assunto. Se não for um assunto cativante, será muito mais difícil para o aluno conviver com ele todo esse tempo.

O tema deve ser procurado através de perguntas. Uma grande dúvida deve ser o início de um trabalho acadêmico. Algo que não foi respondido ainda. Alguma área do curso escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas.

Ou seja, que tenha identidade temática, que seja de seu agrado.

Também deve atender as seguintes premissas: - que atenda a seus propósitos acadêmicos e profissionais; - que tenha possibilidade de elaboração quanto à existência de Bibliografia.

Tipos de TCC

Estes são alguns tipos de trabalhos de conclusão de curso:
Estudo de caso
Revisão da bibliografia
Pesquisa de recepção
Projeto arquitetônico e/ou urbanístico
Formatação do TCC

No Brasil, em geral as instituições de ensino superior solicitam as teses acadêmicas dentro das normas ABNT. Estas normas são muito faladas mas pouco conhecidas. Elas podem ser consultadas nas bibliotecas das escolas. Possuem avisos de copyright, mas, como a lei brasileira de direitos autorais não cobre regras e regulamentos, podem ser copiadas livremente, apesar dos avisos.

Obrigada pela atenção e até a próxima! 

Ampliando a participação no projeto

Por Unknown em Sem comentários

Olá, leitores!
Essa semana minha função dentro do projeto foi ampliada.
Como vocês sabem, inicialmente fui designada para a área de layout e montagem das interfaces do sistema. Mas estamos com mais necessidades de programadores, e agora estou atuando em ambas as áreas.
Obrigada por acompanhar. Até mais!

Emissão de boletos bancários

Por Contactus em Sem comentários

Olá leitores,

Seguindo com as pesquisas hoje compartilharei com vocês o que aprendi nessa semana sobre a emissão de boletos bancários. 

Todas as pessoas (físicas ou jurídicas) podem emitir boletos bancários desde que possuam uma conta bancária, bastando se dirigir a uma agência e manifestar o interesse.

Alguns bancos permitem que a cobrança dos boletos sejam feitas em duas modalidades: cobrança registrada e não-registrada.

Os boletos de cobrança registrada são gerados pelo cedente e as informações do documento (sacado, valor e data de vencimento) são enviadas para o banco através de um arquivo de remessa. Estes dados são gerenciados pela instituição financeira que pode realizar serviços como o protesto de títulos quando inadimplentes.

Os boletos de cobrança não-registrada funcionam como os de cobrança registrada só que as informações do documento não necessitam ser enviadas para o banco. Portanto, todo serviço de verificação e protesto fica a encargo do cedente.

Os boletos de cobrança tem um custo. O custo dos boletos de cobrança registrados são cobrados quando o arquivo de remessa é enviado ao banco. Os custo dos boletos de cobrança não-registrada, por sua vez, só é cobrado do cedente quando o sacado efetua o pagamento. De certa forma, os boletos de cobrança registrados podem ser chamados de pré pagos enquanto os não registrados podem ser chamados de pós pagos.




Até a próxima!

Francesinha

Por Contactus em Sem comentários

Olá leitores,

Pesquisando sobre a geração de boletos, nos deparamos com uma palavra desconhecida: francesinha. Acredito que para vocês também seja uma incógnita. Francesinha seria um contrato da empresa com um banco, via boletos. A medida que são quitados os boletos o banco envia o relatório diário ou mensais com as liquidaçõoes. ou seja, é extrato de movimentações de títulos.

Espero que vocês tenham entendido.

Até a próxima!

Manutenção da página de administrador

Por Esther Ayumi em Sem comentários

Para todos os que estão nos acompanhando, olá!
Estamos dando continuidade no projeto, porém percebemos alguns erros no visual das páginas que foram deixados ao longo do caminho.
O trabalho dessa semana foi consertar alguns problemas no design das páginas do administrador. Felizmente consegui encontrar o motivo do erro e já posso dar prosseguimento em outras partes do projeto.

Até mais!

Detalhes

Por Giovana Leite em Sem comentários

Olá, caro leitor!
Descobrimos que teremos prévia já na segunda semana de setembro, por isso, teremos que correr contra o tempo para termos o máximo de volume de trabalho pronto.
É necessário que o grupo esteja unido e com uma boa comunicação para evitarmos erros que podem nos prejudicar nessa etapa tão importante.
Por isso, eu e Larissa já estamos correndo atrás das vestimentas que usaremos na apresentação final. Pensamos em camisas polos ou camisas mais sociais. Ainda estamos decidindo com o grupo, mas sabemos que a melhor decisão será tomada.
A roupas são detalhes, mas não podem ser deixadas de lado, porque passar a imagem de profissionalismo, seriedade e comprometimento são importantes para realizarmos um projeto de sucesso.
Obrigada por nos acompanhar e até a próxima!

Tipografia na Web

Por Contactus em Sem comentários


Olá caro leitor!

Desenvolvendo o site da empresa Contactus, encontramos um problema: em alguns computadores ou sistemas operacionais podem não possuir a letra que escolhemos para nosso site, dessa maneira desconfigurando todo o site. Para resolver esse problema foi necessário muita pesquisa, mas no final o problema foi sanado.
Até a próxima.
Gabriela Cunha

Você também tem dúvidas sobre como configurar a fonte de um site? Aprenda aqui com a gente: 

Tipografia na web sempre foi um sonho para todo designer. Alguns designers que trabalharam durante muito tempo com impressão se sentem presos com web por conta da limitação de escolha das fonts. A tipografia é parte importante na criação de peças gráficas e na web isso não poderia ser diferente. Mesmo assim, não havia uma maneira ‘inteligente’ de utilizar uma fonts que não seja padrão do sistema operacional do usuário na criação de layouts para web. Iniciativas como TypeKite Sifr quebram o galho mas não são o ideal.

A regra do CSS chamada @font-face é uma das funcionalidades que foram mais aguardadas. Ela permite que você utilize famílias de fonts fora do padrão do sistema. Veja abaixo a sintaxe:

[cc lang="css"]
@font-face {font-family: helveticaneue;src: url(‘HelveticaNeueLTStd-UltLt.otf’);}[/cc]
p {
font:36px helveticaneue, Arial, Tahoma, Sans-serif;
}
[/cc]
[cc lang="css"]
@font-face {
font-family: helveticaneue;
src: local(HelveticaNeueLTStd-UltLt.otf), url(HelveticaNeueLTStd-UltLt.otf);
}
[/cc]


Na primeira linha você define um nome para a font importada.
Na segunda linha, você inclue o endereço de onde a font se encontra. Para facilitar, crie uma pasta font dentro da pasta onde está o CSS.

Feito isso, você a utiliza como qualquer outra font:

[cc lang="css"]

Suponhamos que você queira oferecer a font para os usuário que não a possuem instalada, mas para aqueles usuários que tem a font em seus sistema, o browser utiliza a cópia local do usuário.
Até a próxima.
Gabriela Cunha

Nova mudança

Por Andréia Carpi em Sem comentários

Olá
no post passado falei sobre a mudança no Banco de Dados.
Deu tudo certo, porém encontramos novas necessidades de mudança por um pedido da Karen, administradora da POC.
Foi pedido um acréscimo de tabelas e campos, e terei que me dedicar a isso.

Andréia

Conceitos e Classes no PHP

Por Contactus em Sem comentários

Para os nossos leitores que se interessam por programação, ou para aqueles que nada intendem, trouxe alguns conceitos básicos de programação em PHP, para que desse modo possam acompanhar melhor o desenvolvimento do projeto, entendendo conceitos e o vocabulário usado pelo grupo. 

Conceito
Orientação a objetos é um termo que descreve uma série de técnicas para estruturar soluções para problemas computacionais. No nosso caso específico, vamos falar de programação OO, que é um paradigma de programação no qual um programa é estruturado em objetos, e que enfatiza os aspectos abstração, encapsulamento, polimorfismo e herança.

Objeto
Objetos são a unidade fundamental de qualquer sistema orientado a objetos. Tudo é um objeto -- tipos, valores, classes, funções, métodos, pode ser uma pessoa, um lugar, um carro, um avião, e é claro, instâncias: todos possuem atributos e métodos associados. Características que definem um objeto são os atributos e comportamentos chamados de métodos.

Atributos seriam os aspectos de um objeto:

Objeto Carro:
· Marca
· Modelo
· Cor
· Ano

As ações de um objeto seriam os métodos:
Objeto Carro:
· Correr
· Freiar
· Bater
· Parar

Construtores
O Construtor é referenciado no PHP como __construct(), é uma função definida na classe e que é executada sempre que o objeto é criado, ou seja, sempre que a classe é instanciada.

Destrutores
São chamadas no momento em que o objeto está sendo destruído.Podem servir para fechar uma conexão com bando de dados, no PHP5 usamos a nomenclatura padrão __destruct() para implementarmos destrutores.

Visibilidade de Atributos e Métodos
Os métodos e atributos de uma classe no PHP podem ser definidos como: private, public, protected

Public
O atributo ou método definido como public torna-o acessível em qualquer lugar da classe, de suas subclasses ou em qualquer parte dos scritps que fazem parte da classe.

Protected
O atributo ou método definido como protected são visíveis pela classe que os criou e por suas subclasses, e não são acessíveis fora desse contexto.

PrivateO atributo ou método definido como private são visíveis apenas na classe que os criou, ou seja, subclasses ou script que contêm a classe não podem acessar esses atributos ou métodos.

De olho no vestibular

Por Larissa Sandri Ismanhoto em Sem comentários

Pensando na escolha importante que teremos no final do ano, achei válido procurar mais sobre o curso e o mercado de trabalho se resolver seguir na área que estou atuando no projeto e gostando bastante, analista de sistemas. Confiram comigo: 

Curso

Os cursos nessa área recebem grande variedade de nomes. Porém, há fundamentalmente dois tipos: um mais generalista e outro mais específico para banco de dados. Mas o currículo de ambos mantém quase as mesmas disciplinas básicas, como cálculo e linguagens de computação. Em aulas práticas, o estudante faz análise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Os cursos de Banco de Dados aprofundam-se no desenvolvimento, na implantação e na administração de banco de dados. Fazem parte do currículo, neste caso, matérias como aplicações em comércio eletrônico e internet. Algumas escolas exigem estágio de um semestre e um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: de dois a três anos.

Mercado de Trabalho

A demanda por profissionais de informática está sempre em alta. Sobram vagas em empresas do setor público e privado, pois qualquer organização precisa manter sistemas informatizados para controle de gastos e emissão de notas fiscais, entre outras operações. Empresas de Tecnologia de Informação (TI) e de telecomunicações são algumas das mais tradicionais empregadoras. Também há um mercado em crescimento para quem quer atuar como autônomo, sobretudo no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Segundo Eduardo Isaia Filho, coordenador do curso da Ulbra, em Canoas, outra tendência nacional é o trabalho de forma remota (a distância) para companhias estrangeiras. "As empresas do exterior contratam o profissional brasileiro porque ele é uma mão de obra qualificada e com grande potencial para trabalhar em grupo", explica Eduardo. As cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro e as capitais da Região Sul concentram a maior parte das vagas. Mas há carência desse profissional nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Salário inicial: de R$ 1.800,00 a R$ 2.500,0

Obrigada pela atenção e até a próxima!

Elementos de um boleto de cobrança

Por Contactus em Sem comentários

Olá leitores,

Continuando minha pesquisa para o desenvolvimento dos boletos bancários, hoje explicarei um pouco pra vocês sobre os elementos de um:

Banco
Instituição financeira que, através de contrato próprio firmado com o cedente, fica responsável pela cobrança. O banco receberá o pagamento do referido documento de cobrança pago pelo sacado, e creditará a importância paga na conta bancária do cedente.

Cedente
Quem emite a cobrança. Ou seja, aquele que irá receber a quantia cobrada.

Sacado
Quem efetua o pagamento do boleto.

Valor do documento
Valor que deverá ser pago pelo sacado antes do vencimento.

Data de vencimento
Data-limite para o pagamento do título.

Código de barras
985800000000571003281023630108092004172920003
Representação gráfica dos dados do boleto de 44 caracteres que poderá ser lida por um scanner. Normalmente os boletos possuem esta representação gráfica codificada no padrão Intercalado 2 de 5.

Até a próxima!

Conversas com o grupo.

Por Unknown em Sem comentários


Olá caro leitor!
Está sendo fundamental o dialogo para o desenvolvimento do nosso projeto. Nós realizamos um planejamento para esse ultimo mês antes da prévia, nele definimos o que queríamos que estivesse pronto até essa apresentação.
O nosso grupo se entende muito bem por conversas, sempre estamos sendo informados qual atividade cada um está fazendo, isso nos deixa mais tranquilos e motivados.

Até a próxima.
Gabriela Cunha

Aniversários

Por Contactus em Sem comentários


Olá caro leitor!

Para conseguirmos atender uma das solicitações da administradora da POC, Karen, foi necessário muita pesquisa e comprometimento!
O pedido a principio parece simples, listas os aniversários de funcionários e alunos da instituição, porém as variáveis são muitas, o que dificulta nosso trabalho.
Ainda estamos trabalhando em cima dessa parte do projeto, mas os resultados já são bastante animadores!
Para aqueles que se interessam, esse site AQUI! nos ajudou muito no desenvolvimento dessa etapa.
Continuem acompanhando o projeto, e a evolução da listagem de aniversariantes.

Até a próxima.
Gabriela Cunha

Mudança no Banco de Dados

Por Andréia Carpi em Sem comentários

Olá,
as férias começaram mas temos muito o que fazer, por isso trabalharemos mesmo nesse período.
Nessa primeira semana já foram detectadas necessidades que são resolvidas a partir da mudança no Banco de Dados. Com eu fiquei responsável por essa área tão importante do projeto, dedicarei essa semana para estudar o caso, verificar quais campos precisarão de modificações e enfim mudá-los para que tudo funcione perfeitamente.
Espero que até semana que vem já esteja tudo pronto!

Andréia.

Início de Férias

Por Esther Ayumi em Sem comentários

Para todos os que estão nos acompanhando, olá!
Nesse período pós avaliações, início de férias, estou trabalhando na etapa de Sócio Contribuinte.
O sócio contribuinte terá seu espaço no nosso projeto, podendo acessar o site para ver as postagens do Administrador, manter contato com a entidade POC, visualizar a situação do boleto bancário e configurar seus dados.
Estou começando a trabalhar na página de contato com a POC e quando terminá-la, começarei a página de configuração de dados do usuário.

É isso então!
Até mais

Esther

Finalmente férias!

Por Giovana Leite em Sem comentários

Olá, caro leitor!
Estamos finalmente de férias. Porém, para nós, alunos dedicados e motivados, férias não significa ausência de trabalho.
Os programadores continuarão desenvolvendo a parte do nosso sistema que se refere aos administradores da POC. Quando demos a pausa para as provas, estávamos com um erro de compilação, portanto, agora começa a maratona de descobrir qual é o erro para podermos continuar com o desenvolvimento do sistema.
O pessoal da área de design continuará trabalhando, mas agora já na parte de sócio contribuinte que nosso projeto compreende.
Eu e Larissa porém, não poderemos continuar com os cadastros lá na POC porque estarão de férias, mas focaremos em outras atividades nesse período de férias.
Obrigada por nos acompanhar, caro leitor, e até a próxima!

Efeito collapse

Por Unknown em Sem comentários

Bom dia, leitores!
Essa semana trabalhei com o efeito collapse do css em algumas das tabelas e cadastros do sistema.
Esse efeito possibilita a otimização do espaço dos cadastros na tela, pois faz com que somente os campos necessários apareçam de acordo com a opção do usuário.

Obrigada por nos acompanhar, e até mais!

Finalizando a passagem de cadastros

Por Giovana Leite em Sem comentários

Olá, caro leitor! Como já expliquei em um post anterior, tivemos bastante mudanças no INSERT do Banco de Dados e os cadastros que já havíamos feito precisavam ser passados para esse novo INSERT. Essa semana eu e a Larissa finalizamos essa passagem e já nessa próxima sexta iremos ao POC para darmos continuidade aos outros cadastros.

O analista de sistemas

Por Larissa Sandri Ismanhoto em Sem comentários

      Trabalhando na parte de análise de sistemas e documentação do projeto, surgiu uma grande curiosidade sobre a profissão, então resolvi procurar saber mais e compartilhar aqui com vocês mais sobre um analista de sistemas.

      Esse tecnólogo desenvolve, analisa, projeta implementa e atualiza sistemas de informação para diversos setores de atividade. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações. Pode dedicarse à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, criando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa. Para isso, ele deve conhecer a estrutura física dos equipamentos e periféricos, softwares, bancos de dados, bem como os negócios da companhia em que vai trabalhar. Tem de manterse atualizado também sobre as linguagens de programação e os ambientes operacionais que servem de suporte aos aplicativos. Pode atuar, ainda, como consultor na área de sistemas de informação.


Obrigada pela atenção e até a próxima! 

Informações do boleto

Por Contactus em Sem comentários

Olá leitores,
Continuando as pesquisas sobre o desenvolvimento em PHP dos boletos, estamos descobrindo muitas coisas que por não fazerem parte do nosso cotidiano, não tinhamos informações. Como estou gostando muito dessa área, dividerei com vocês leitores todos os resultados de pesquisas que efetuei ou efetuarei.

Hoje resolvi começar pelo básico, segue uma pequena explicação do que é um boleto bancário. 

Um boleto bancário (ou simplesmente boleto ou, ainda, bloqueto) é um documento largamente utilizado no Brasil como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através do boleto, seu emissor pode receber do pagador o valor referente àquele pagamento.

No Brasil, a utilização de boletos bancários é uma prática comum entre empresas sendo que, em média, 50 milhões de boletos de cobrança são liquidados todos os meses.

O formato e as características gerais dos boletos de cobrança foram desenvolvidos pelo CENEABAN e é padronizado pela FEBRABAN para a utilização em toda a rede bancária brasileira.

Ele representa um título de cobrança pagável em qualquer estabelecimento conveniado (que inclui agências bancárias, caixas eletrônicos, casas lotéricas, supermercados, etc.) até a data de vencimento. Geralmente após a data de vencimento, o boleto somente poderá ser pago em uma agência do banco que o emitiu, pois fica sujeito a orientações específicas do cedente (que pode cobrar taxas ou juros de mora pelo atraso no pagamento).

Até a próxima!