Pensando na escolha importante que teremos no final do ano, achei válido procurar mais sobre o curso e o mercado de trabalho se resolver seguir na área que estou atuando no projeto e gostando bastante, analista de sistemas. Confiram comigo:
Os cursos nessa área recebem grande variedade de nomes. Porém, há fundamentalmente dois tipos: um mais generalista e outro mais específico para banco de dados. Mas o currículo de ambos mantém quase as mesmas disciplinas básicas, como cálculo e linguagens de computação. Em aulas práticas, o estudante faz análise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Os cursos de Banco de Dados aprofundam-se no desenvolvimento, na implantação e na administração de banco de dados. Fazem parte do currículo, neste caso, matérias como aplicações em comércio eletrônico e internet. Algumas escolas exigem estágio de um semestre e um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: de dois a três anos.
Mercado de Trabalho
A demanda por profissionais de informática está sempre em alta. Sobram vagas em empresas do setor público e privado, pois qualquer organização precisa manter sistemas informatizados para controle de gastos e emissão de notas fiscais, entre outras operações. Empresas de Tecnologia de Informação (TI) e de telecomunicações são algumas das mais tradicionais empregadoras. Também há um mercado em crescimento para quem quer atuar como autônomo, sobretudo no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Segundo Eduardo Isaia Filho, coordenador do curso da Ulbra, em Canoas, outra tendência nacional é o trabalho de forma remota (a distância) para companhias estrangeiras. "As empresas do exterior contratam o profissional brasileiro porque ele é uma mão de obra qualificada e com grande potencial para trabalhar em grupo", explica Eduardo. As cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro e as capitais da Região Sul concentram a maior parte das vagas. Mas há carência desse profissional nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Salário inicial: de R$ 1.800,00 a R$ 2.500,0
Obrigada pela atenção e até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário